lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Hospital César Cals retorna visitas às Unidade Neonatais e UTI Adulto
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Hospital César Cals retorna visitas às Unidade Neonatais e UTI Adulto
Seg, 31 de Agosto de 2020 10:51

alt

Após cinco meses sem receber visitas, por conta da pandemia de coronavírus, os pacientes internados nas Unidades Neonatais e Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital Geral Dr. César Cals, da Secretaria da Saúde do Ceará, do Governo do Estado, voltam a ser visitados pelos seus familiares. O retorno das visitas, a partir dessa terça-feira, 1º de setembro, para estas unidades foi pensado de modo a permitir um acesso com protocolos e orientações que contribuam para a segurança dos pacientes, visitantes e profissionais.

“Com um olhar sobre os índices epidemiológicos da Covid-19 e outro sobre as demandas dos familiares e pacientes, o HGCC avança apoiado na elaboração de um fluxo, objetivando a segurança dos pacientes, visitantes e colaboradores. Com isso, foi possível avançar para a liberação das visitas nestes setores” destaca Antonio de Pádua, diretor médico do HGCC.

Para possibilitar o retorno das visitas, foram realizadas reuniões e a construção de um fluxo. “As medidas de segurança foram adotadas no sentido de permitir uma visita segura, fazendo uma aproximação dos pais e familiares com estes pacientes”, explica a chefe do Serviço Social, Andrea Ricoy.

Na unidade neonatal, nesse primeiro momento, só estarão liberadas as visitas das mães.  Elas acontecerão em dias diferentes e com agendamento prévio. Segundas, quartas, sextas e domingos são os dias para a unidade de cuidados intermediários. Já terças, quintas e sábados são os dias destinados à unidade de terapia intensiva.

A enfermeira Raquel Holanda, do Centro de Neonatologia, explica que desde a entrada no hospital até à chegada à unidade neonatal, as mães terão que observar as orientações passadas pela equipe. Elas serão acolhidas, receberão máscaras, avental, e gorro; e serão orientadas quanto à higienização das mãos. “Tudo foi pensado para o benefício do recém-nascido e de toda a família. Teremos a equipe multiprofissional sempre passando informações e orientações”, diz.

O mesmo acontece na UTI Adulto. O visitante, que deverá ser apenas um familiar do paciente por dia, recebe máscara, avental descartável e orientação para a higienização das mãos. O horário de acesso foi definido conforme disposição dos leitos. Os ímpares, de 15h às 15h30, e os pares, de 16h às 16h30, diariamente. “A gente percebe uma tranquilidade dos familiares. Os horários diferenciados evitam aglomeração e os médicos já passam as informações durante a visita”, garante o enfermeiro da UTI, José Ribamar dos Santos Junior.

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter: Wescley Jorge
Arte gráfica: Thiago Freitas

 

Calendário

Outubro 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
27 28 29 30 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31