Página Inicial Notícias Caminhada e desfile de crianças marcam a abertura da II Semana da Prematuridade
Caminhada e desfile de crianças marcam a abertura da II Semana da Prematuridade
Qua, 13 de Novembro de 2019 10:16

Mães e pais alegres, crianças correndo, chorando e brincando, claro. Assim começou o primeiro dia da II Semana da Prematuridade do Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Ceará. Com o intuito de ressaltar as conquistas após o período de internação e a gratidão pelo cuidado da equipe multiprofissional, reuniram-se nos jardins do HGCC na manhã desta segunda-feira, 11, mães, pais, filhos e profissionais para prestigiar e destacar os cuidados voltados para a prematuridade e ressaltar a importância do tema.

A abertura contou com uma caminhada da Praça Capistrano de Abreu (Praça da Lagoinha), no Centro, até a entrada do HGCC. Profissionais de todas as áreas da saúde com atuação na Neonatologia percorreram parte da Avenida Imperador, vestidos com as camisas na cor roxa, alusiva ao Dia da prematuridade, comemorado em 17 de novembro, com apitos e balões. “Nosso intuito é destacar o a prematuridade e chamar a atenção para os cuidados durante a gestação”, explica a enfermeira Raquel Holanda, organizadora do evento.

Nayara Pereira Santos, fisioterapeuta da Unidade Neonatal, participou da caminhada e ressaltou o impacto da tecnologia na sobrevivência de crianças prematuras e prematuras extremas. “O suporte tecnológico tem nos ajudado a trabalhar cada vez melhor. Bebês cada vez menores tem se beneficiado muito”, disse.

A prematuridade é uma surpresa para todos, mas, com apoio, é possível superar as adversidades. “Hoje posso mostrar o milagre vivo que está em meus braços para a mãe que está desacreditada”, ressaltou Antônia Auricélia da Silva, cuja filha nasceu de 25 semanas por conta de um problema na bolsa amniótica. Auricélia retorna ao lugar onde a filha nasceu pela segunda vez, para prestigiar o evento. “O desenvolvimento dela tem sido maravilhoso”, completa.

Ana Daniele Vitoriano, chefe do Centro de Neonatologia do HGCC, destacou a importância da conscientização da população sobre a prematuridade. “A intenção desse evento é despertar a atenção das pessoas e dos profissionais de saúde sobre a prematuridade, reforçando uma melhoria na assistência dos prematuros, passando pelo pré-natal, nascimento, internação, alta segura e acompanhamento ambulatorial.”

Daniele destacou também que o trabalho desenvolvido no hospital direciona para a continuidade desse cuidado no ambiente familiar. Por isso a inserção da família em todo o tempo em que os recém-nascidos permanecem internados. Além do desfile, a manhã foi repleta de depoimentos emocionantes e agradecimentos dos pais aos profissionais que compõe o serviço de neonatologia. Houve ainda um momento musical feita por um pai, que teve o filho tratado no HGCC.

A programação continua até a próxima quinta-feira, 14, com palestras, como a de incentivo ao aleitamento materno, fisioterapia, oficina sobre a atenção ao recém-nascido prematuro no parto, roda de conversa sobre prevenção do parto prematuro, cuidados com o recém-nascido prematuro. No encerramento, haverá entrega de certificado aos profissionais e homenagem feita pelas mães aos profissionais.

Repórter: Wescley Jorge
Estagiária de Jornalismo: Alice Guilherme