lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias HGCC promove ação alusiva a prevenção do suicídio
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
HGCC promove ação alusiva a prevenção do suicídio
Ter, 10 de Setembro de 2019 16:10

 

alt

O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da rede pública do Governo do Ceará, promove nesta sexta-feira, 13, ação com o grupo Recriar-se. O encontro ocorrerá das 13h às 16h, na sala de videoconferência da unidade hospitalar. O intuito é discutir sobre o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.


A ação é uma iniciativa do grupo de educação em saúde do HGCC, que promove semanalmente palestras e diálogos com os pais dos recém-nascidos das unidades neonatais.


A maternidade é um momento único para a mulher. Porém, devido às particularidades de cada mãe podem surgir situações inesperadas. Para discutir essas questões, a roda de conversa abordará o autocuidado, a depressão pós-parto e o suicídio.


De acordo com a residência multiprofissional do HGCC, o momento é oportuno para trabalhar várias questões pertinentes sobre o momento da maternidade. A sala será decorada com cartazes da temática e os participantes poderão expressar suas ideias e opiniões.


Depressão pós-parto

A depressão pós-parto pode acontecer devido um transtorno psíquico anterior à gestação ou estar ligado a algum problema durante a gravidez. Segundo a residente em psicologia, Paloma Castro, ama das causas mais comum desse transtorno é a idealização que a sociedade produz sobre a maternidade.

“Temos a ideia de que a maternidade é uma coisa perfeita e essa quebra de expectativas, aliada às cobranças que comumente existem no pós-parto, traz frustrações,” esclarece. Daí ser necessário o apoio nestes casos.

Troca de experiências

O Recriar-se realiza ações por meio de uma perspectiva multidisciplinar, com atuação dos residentes de Enfermagem Neonatal e Obstétrica, Psicologia, Serviço Social e Fisioterapia. São possibilitadas trocas de experiências sobre os cuidados neonatais e orientações aos pais a partir das experiências vivenciadas.
 

Programação

Recriar-se: "Setembro Amarelo"
Sexta-feira, 13 de setembro
Horário: 13h às 16h
Local: Videoconferência


Horário: 13h às 14h
Abertura: Introdução ao "Setembro Amarelo"
Roda de conversa com a temática de Autocuidado
Finalização com dinâmica

Intervalo: 14h às 15h

Horário: 15h às 16h
Roda de conversa sobre Conscientização e Prevenção ao Suicídio
Finalização com dinâmica
Encerramento: retorno dos participantes

 

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals

 

 

 

 

Calendário

Novembro 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30