lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Palestra aborda o tratamento adequado para a comunicação com o paciente
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Palestra aborda o tratamento adequado para a comunicação com o paciente
Qui, 29 de Agosto de 2019 14:46

alt

A qualidade do cuidado com o paciente é cotidianamente ressaltado no Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Ceará. Pensando nisso, o Serviço de Psicologia, por ocasião do Dia do Psicólogo, comemorado em 27 de agosto, promoveu palestra formativa nesta quinta-feira, 29, com o tema “O papel do psicólogo na comunicação das más notícias”. Foram apresentados e discutidos estratégias e métodos para uma comunicação mais efetiva dentro da atuação profissional. A palestra foi ministrada pela psicóloga oncologista Isabel Regiane Cardoso, da equipe de cuidados paliativos do Hospital Albert Sabin, também da rede Sesa.

Durante o evento, foi desenvolvida a ampliação do conceito básico da má notícia. A palestrante explicou que estas informações vão muito além do câncer e da morte em si. “Ninguém planeja adoecer e o ser humano é alguém que, por natureza, é um idealizador. Logo, qualquer coisa que fuja de sua rotina de planejamento, é uma má notícia e isso não precisa necessariamente ser um caso de extrema gravidade”, salientou.

Eleonora Melo, psicóloga da UTI neonatal do HGCC, compartilhou uma experiência vivenciada. “Encontrei uma mãe que chorava porque a médica acabara de dizer que seu bebê faria uma cirurgia. A médica havia explicado que era algo simples, mas que depois da palavra cirurgia, a mãe não tinha conseguido compreender mais nada porque ficou muito mobilizada com essa palavra. Depois realizei o atendimento de apoio emocional”, lembrou Eleonora.

Daí a necessidade de sempre ter o apoio de toda equipe, pois são participantes do processo de comunicação e o diálogo é um método e não o fim de tudo. Há uma carga muito grande em quem porta informações que mudam a vida das pessoas e também em quem as recebe. “É preciso manejar essas emoções, tanto do médico, quanto do paciente para construir um plano de cuidado eficiente”, esclareceu Isabel.

Na oportunidade, foi abordado o protocolo Spikes, método de comunicação médico/paciente que prepara a família e o profissional para a emissão e recepção da má notícia. O protocolo, criado pelo médico e comunicador Robert Buckman, que foi presidente da Associação Humanitária do Canadá em 1994 está divido em seis passos.

O primeiro está voltado para a organização da entrevista, como o cuidado com a ambientação e a equipe multiprofissional envolvida. O segundo passo é a percepção, ou seja, a avaliação da perspectiva que o paciente tem sobre o próprio caso. Já o terceiro passo é o convite para a conversa sobre a progressão do caso, já que não é todo mundo que quer ficar ciente do que tem, mas alguém precisa responsabilizar-se. A família é essencial para assinar termos de consentimento, validar opções de tratamento e afins.

O quarto passo do protocolo é a comunicação em si da notícia. Depois de estabelecer uma conexão de confiança e empatia, conta-se a situação com cautela, mas sem alimentar expectativas irreais. O quinto passo é o manejo das emoções. Neste momento, deve-se demonstrar empatia, compreensão e flexibilidade para lidar com a questão do choro, etc. O sexto e último passo é o resumo e a estratégia de construção do plano de cuidado, que inclui a apresentação das opções de tratamento e planejamento dos próximos passos em relação à progressão do quadro, como cuidados paliativos por exemplo.

Por fim, também foi apresentada no evento a conferência familiar, que é basicamente o protocolo Spikes adaptado para uma conversa de grupo, no qual é preciso observar as dinâmicas familiares e o entendimento do contexto social no qual estão envolvidos aqueles indivíduos. “Dessa maneira, damos os esclarecimentos de uma maneira humana, realista e profissional”, finalizou a palestrante.

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals

 

Calendário

Setembro 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5