lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Cartório do HGCC emitiu mais de 21 mil registros em 11 anos
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Cartório do HGCC emitiu mais de 21 mil registros em 11 anos
Qui, 08 de Agosto de 2019 10:01

alt

Há 11 anos, o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), do Governo do Ceará, tornava-se a primeira unidade pública do Estado a disponibilizar o serviço de emissão de Certidão de Nascimento para recém-nascidos ainda na maternidade, antes da alta hospitalar. No equipamento já foram realizados 21.109 registros.

Na última quarta-feira, 7, a Unidade Interligada de Registro Civil do HGCC recebeu a visita do Corregedor-Geral da Justiça, desembargador Teodoro Silva Santos; do juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Demétrio Saker Neto e de representantes dos cartórios da Corregedoria-Geral de Justiça, que coordena o Programa de Erradicação do Sub-registro do Estado.

“O registro de nascimento é o primeiro passo para a cidadania. Temos que dar prioridade ao social. Não há algo mais importante para um pai e para o filho que receber a Certidão de Nascimento”, destacou Teodoro Silva Santos, o desembargador entregou o documento a um dos pais atendidos no hospital após realização do registro.

Para Raimundo Rômulo pai atendido na unidade, a praticidade de poder ficar mais tempo com o filho é uma vantagem. “O tempo que você tem para ficar com o seu filho e não precisa sair para ir a um cartório. É tudo prático. Só tenho a agradecer a iniciativa. O serviço tem dentro do hospital, do lado da esposa, tranquilo, sem burocracia, sem nada”, disse.

alt

Na oportunidade, Demétrio Saker Neto, juiz auxiliar, ressaltou a importância de oferecer o registro para contribuir com a erradicação do sub-registro de nascimento no Ceará. “Aqui no HGCC, desde 2008, há esse serviço com praticamente 22 mil registros já realizados”. Ele destacou ainda o papel das Unidades Interligadas nas maternidades como primeiro passo para a cidadania. “A grande importância desse registro de nascimento é o foco também na proteção dessas crianças”, completou.

A visita foi acompanhada pelo diretor-geral do HGCC, Antônio Eliezer Arrais Mota Filho, que apresentou estrutura e funcionamento da Unidade Interligada do hospital. Ele salientou sobre o início das atividades que se deu coincidentemente no dia da visita. “Acreditamos que é um excelente serviço prestado à população que passa pelo Hospital Geral Dr. César Cals, os pais já saem daqui com o registro dos seus filhos”, reforçou o diretor. Ele também frisou a atuação do Serviço Social, responsável pelo serviço, que esclarece e orienta os pais no momento da realização do registro.


Unidade Interligada


Além do registro civil a Unidade Interligada do HGCC emite Certidão de Óbito, iniciativa encontrada pelo hospital para apoiar ainda mais as famílias. Em 2017 ocorreu a inserção de outros benefícios. O número do CPF passou a ser emitido nas certidões, a partir de junho daquele ano, e em janeiro de 2018, a Unidade Interligada passou a funcionar também aos sábados, das 12h às 14h, garantindo mais oportunidade para os pais e familiares registrarem as crianças.


Fotos: Ascom HGCC / TJCE

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals

 

Calendário

Setembro 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5