lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Planejamento familiar contribui para a decisão de casais no Hospital César Cals
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Planejamento familiar contribui para a decisão de casais no Hospital César Cals
Seg, 10 de Junho de 2019 14:14

alt

O apoio e direcionamento no planejamento familiar são necessários para casais que buscam a construção de sua estrutura familiar, bem como a saúde da mulher, do homem e da criança, além da inserção dessa família no contexto social. No Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Ceará, o Serviço Social disponibiliza sessões de planejamento familiar aos casais interessados. Para reforçar essa atuação, será realizada uma intervenção social com a palestra: Planejamento Familiar – Educação Social em Saúde, na quinta-feira, 13, às 9h, no auditório II do Centro de Estudos, na Avenida Imperador, 372, Centro.

A intervenção vai reforçar a importância de uma organização familiar, fomentar demandas sobre o tema, esclarecer e informar que, desde o pré-natal, os casais podem e devem receber as orientações e ter acesso aos métodos contraceptivos. Ao todo, são esperados 32 participantes, sendo 16 casais. Esta ação também é destinada à divulgação das reuniões ministradas pelo Serviço Social do Hospital, realizadas dois dias por semana, terças e quintas-feiras, no horário de 15h e 10h, respectivamente. Nas reuniões, os casais são orientados sobre métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis, pré-natal, saúde da mulher e do homem, além de se prepararem a chegada dos bebês.

alt

Antônio Éder Góis Martins, de 32 anos e Maria Elieuda Ferreira da Silva de 26 anos, são casados, já têm dois filhos e estão desempregados. Eles decidiram procurar o serviço de planejamento familiar, pois não pretendem ter mais filhos. “Estou grávida e tenho mais dois filhos. É o suficiente. Além disso, nossas condições não permitem que aumentemos a família”, esclarece Elieuda. Ela também veio buscar orientações sobre métodos anticoncepcionais e a gravidez. Elieuda e o marido optaram por fazer a laqueadura, um método contraceptivo definitivo.

Atualmente, o HGCC atende 10 casais por semana. O atendimento é feito por meio de encaminhamento do posto de saúde da rede de atenção básica ou por demanda interna, no próprio hospital. As sessões também são focadas nos métodos contraceptivos que oferecem proteção de longo prazo como o DIU Mirena e o Implanon. Depois das orientações, os casais assinam o termo de consentimento para a laqueadura e vasectomia.
 


Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals

 

Calendário

Junho 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6