lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Ações sociais favorecem atenção e cuidado com o paciente no Hospital César Cals
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Ações sociais favorecem atenção e cuidado com o paciente no Hospital César Cals
Qui, 06 de Junho de 2019 16:02

alt

Os pacientes do Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Ceará, além de contar com uma assistência especializada, por meio de uma atenção multiprofissional, também contam com visitas e ações de instituições e inciativas voltadas para favorecer e promover o bem-estar durante o tratamento. O suporte emocional tanto é direcionado pelo serviço de Psicologia, Enfermagem, Terapia Ocupacional e Serviço Social, como também em ações pontuais que envolvem reuniões, contação de histórias, visitas musicais, entre outros.

Uma dessas ações foi a visita realizada pelos alunos e representantes do Colégio Adventista de Fortaleza Paulo César Afonso, por meio do projeto “Impacto Esperança. Eles visitaram as enfermarias do setor de maternidade do hospital. Músicas, conversas e partilha conduziram a visita. As pacientes internadas receberam um kit contendo produtos de higiene pessoal e um livro educativo. A visita foi acompanhada pelo Serviço Social do Hospital que conduziu os visitantes durante todo o momento em que estiveram na unidade, com orientações e esclarecimentos sobre a rotina hospitalar.

A diretora da escola, Marlei Rodrigues Cardoso, que esteve presente no dia da visita do ao HGCC, enfatizou a importância da ação e do envolvimento dos alunos para o sucesso do projeto e da parceria com o hospital. “Este ano, escolhemos o tema ‘esperança para famílias’. Os kits foram arrecadados com ajuda da escola toda, desde o infantil ao ensino médio, então podemos dizer que foram famílias ajudando outras famílias”, disse.

Com música e alegria pelas enfermarias, as pacientes tiveram a oportunidade de diminuir a ansiedade, por conta da internação e ter um momento voltado para relaxar. A assistente social Daniele Martins disse que a ação tem um caráter social e motivador, favorecendo na recuperação das pacientes.

Janaína Quirino, da cidade de São Gonçalo, no interior do Ceará, devido a um quadro de pré-eclâmpsia foi uma das pacientes visitadas. Ela recebeu um dos kits de higiene contendo sabonete, pasta de dente e absorventes, entre outros itens. Ela disse que se sentiu muito feliz em receber a visita e disse ter se sentido mais forte “As músicas falavam de não desistir e sempre acreditar que podemos melhorar, foi reconfortante ouvir eles”, destacou.

alt

Uma vez por mês, o grupo Adelson e os Vianas oferece música e animação em todo hospital aos pacientes, principalmente em datas comemorativas como Dia das Mães, Natal, Dia dos Pais, Ano Novo. O som da sanfona já é conhecido por toda a unidade e reúne pacientes e profissionais, com muita alegria. A parceria com o hospital já dura mais de três anos e é uma maneira de favorecer e os pacientes durante o tempo de internação, o que evidencia uma atenção humanizada.



Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals

 

Calendário

Setembro 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5