lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Serviço Social e Enfermagem têm programação especial no HGCC
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Serviço Social e Enfermagem têm programação especial no HGCC
Qui, 30 de Maio de 2019 15:59

alt

Maio é o mês de comemoração para algumas categorias da saúde, como o Dia do Assistente Social (15 de maio), Dia do Enfermeiro (12 de maio) e Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20 de maio). No Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Ceará, eventos ressaltaram a importância destes profissionais, por meio de uma programação especial, com palestras, mesas redondas e discussões. Foram realizadas atividades especiais no Centro de Estudos Aperfeiçoamento e Pesquisa (CEAP) nos dias 21 e 22, e de 28 a 30 de maio.

alt

Para os profissionais do serviço social, foram realizadas palestras que discutiram a ética profissional e a reforma da previdência. A ocasião também proporcionou conhecimentos e esclarecimentos sobre temas relevantes da rotina do assistente social no ambiente hospitalar. "Foi um momento ímpar para toda a equipe do HGCC", disse Andrea Ricoy, chefe do setor.

A assistente social, Socorro Marques, enfatizou a importância do evento. “Um evento desses é rico para a nossa prática, para o nosso cotidiano profissional. Foi possível discutir a nossa trajetória ética, política e profissional. Também foram esclarecidos os impactos da reforma da previdência sob nós, assistentes sociais e o público que assistimos”. Socorro também disse que o momento proporcionou uma confraternização entre a categoria.

alt

Já no período de 28 a 30 de maio, os dias foram dedicados ao serviço de enfermagem do HGCC. A programação da Semana de Enfermagem 2019 promoveu a apresentação das propostas da nova gerência de enfermagem. Também recebeu destaque temas, como a acreditação hospitalar, a saúde mental do profissional de assistência, os custos e faturamento no serviço público e oficina de parto e nascimento. O chefe do serviço de enfermagem, Ricardo de Oliveira Lima, destacou alguns aspectos do evento. “Procuramos fazer uma programação bem abrangente, este ano. Vimos a necessidade de discutir a saúde mental dos profissionais, já que é comprovado o impacto que tem esse bem-estar no trabalho.

Elizabeth Brenda Nascimento, residente da neonatologia do HGCC, participante do evento, ressaltou a importância do autocuidado. “Nós, que trabalhamos com assistência, temos uma tendência a internalizar o sofrimento de pacientes, além disso, nosso sofrimento interno exterioriza-se para o corpo”, ressaltou. Brenda falou também que a palestra despertou nela necessidade cuidar de si mesma melhor.

alt

A semana de enfermagem 2019 também contou com exposições de aparelhos de uso clinico e a participação da plateia. Nas mesas da biblioteca do Centro de Estudos, instrumentos para a drenagem de cirurgias e infecções internas, além de bolsas de infusão estavam disponíveis para demonstração. Com o auxílio das profissionais de enfermagem do HGCC, o público pôde ter contato com formas de terapia mais modernas e atualizadas, objetivo maior da exposição.

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals

 

Calendário

Setembro 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5