lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Hospital César Cals promove ações contra infecção hospitalar
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Hospital César Cals promove ações contra infecção hospitalar
Sex, 03 de Maio de 2019 12:51

alt

O mês de maio concentra dois dias voltados para o combate a Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (IRAS). No domingo, 5, é o Dia Mundial de Higienização das Mãos e, na quarta-feira, 15, é o Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar.      Voltado para a conscientização dos profissionais que atuam nesta área e também pacientes e acompanhantes, o Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Ceará, realiza programação especial, na terça-feira, 7, de 8h às 12h, no jardim interno do HGCC.

O evento, organizado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), tem o objetivo de sensibilizar os profissionais da assistência em saúde e acompanhantes para reforçar a prática de lavagem das mãos. “Nós precisamos constantemente lembrar e conscientizar sobre a higienização correta das mãos e evitar ao máximo o contato de maneira equivocada para prevenir infecções”, explica o médico José Eduilton Girão.

Ele destaca que muitas ações devem ser adotadas como a prevenção de contato, prevenção de isolamento e a correta higienização das mãos. Também o acompanhante e até mesmo os pacientes devem ser conscientizados sobre algumas práticas, como a prevenção de contato, para evitar a transmissão de infecções. A ação é simples e rápida e ainda salva vidas. “Concentramos nossos esforços na prevenção que começa com a higienização das mãos antes e depois do contato com o paciente”, reforça o médico.

Na programação, quatro estações educativas, divididas por temas, vão abordar os temas principais sobre a lavagem das mãos. Serão utilizados o jogo de dados de perguntas e respostas para acompanhantes; as caixas para o adorno zero, uma conscientização sobre o uso de acessórios no ambiente hospitalar; panfletagem, com distribuição de folders explicativos e orientações ao profissionais, acompanhantes e visitantes; e, por fim, uso da caixa pedagógica, que identifica a correta maneira de higienização das mãos.

Toda a programação será realizada com a coordenação e orientação do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e contará com a participação de 40 alunos de curso de enfermagem do Centro Universitário Unifanor/Wyden. Como hospital de ensino, o HGCC busca sempre aliar o estudo com a prática para desenvolver e favorecer a formação nas mais diversas áreas da saúde, entre outras.

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals

 

Calendário

Julho 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3