lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Assistência ao Parto e Nascimento é tema de curso no Hospital César Cals
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Assistência ao Parto e Nascimento é tema de curso no Hospital César Cals
Ter, 30 de Abril de 2019 08:23

alt

A prática do parto mudou muito ao longo da história. Em diferentes contextos, o protagonismo da mulher foi substituído por práticas mais institucionalizadas, dentro contexto clínico, saindo do aspecto domiciliar para o ambiente hospitalar. Este foi o tema do curso Assistência ao Parto e Nascimento, realizado na manhã de quinta-feira, 25, no auditório 2 do Centro de Estudos Aperfeiçoamento e Pesquisa(CEAP). O curso, voltado para profissionais de obstetrícia, entre enfermeiros e médicos, reuniu cerca de 70 pessoas e buscou a sensibilização sobre o período antes do parto, na hora do procedimento e após o parto.

O início do curso teve a participação do diretor médico do HGCC, Antonio de Pádua Almeida carneiro, que enfatizou a importância da multidisciplinaridade e a mudança nos padrões de assistência à mulher, reforçando o parto como um momento além da clínica, mas algo particular e delicado para a gestante.

alt

As palestras enumeraram questões históricas essenciais para a compreensão do parto hoje, principalmente no tocante às intervenções e procedimentos que artificializaram a processo normal. Deyse Carneiro, estudante de enfermagem do Programa Bolsa de Incentivo à Educação (PROENSINO), lotada no HGCC, disse ter sido um momento em que pode esclarecer mais sobre as questões relacionadas ao parto ao longo da história. “Foi esclarecedor saber que antigamente era feito. Daí a necessidade das boas práticas, humanização e interdisciplinaridade.”, esclarece.

Foram utilizadas como base para o curso as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Rede Cegonha para a as boas práticas do parto e nascimento, que indicam a diminuição da medicalização, a não patologização da gravidez e o respeito ao tempo particular de cada mulher. No Hospital César Cals, constantemente são realizados cursos, palestras, seminários e qualificações com o objetivo de permitir aprimoramento aos profissionais que atuam na unidade. A cada semestre, é definido o calendário de atividades científicas.



Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals

 

Calendário

Setembro 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5