lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Hospital Geral Dr. César Cals reúne profissionais para planejamento estratégico
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Hospital Geral Dr. César Cals reúne profissionais para planejamento estratégico
Qua, 17 de Abril de 2019 10:23

alt

Ao todo, são três dias, 16, 17 e 24 de abril, dedicados à segunda oficina do Planejamento Estratégico, com foco na acreditação hospitalar, mas os resultados serão duradouros e norteadores para as ações serem desenvolvidas no Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Ceará. A abertura foi realizada pelo diretor médico do HGCC, Antônio de Pádua Almeida Carneiro, que destacou a importância de cada funcionário da instituição para que bons resultados sejam alcançados e, com isso haja benefício para o paciente, consequentemente a acreditação.

Na oportunidade, foi apresentado aos participantes do evento, num total de 60, o Plano de 100 Dias da Secretaria da Saúde do Estado, desenvolvido com a participação de todas as unidades integrantes da rede Sesa. As ferramentas, indicadores e ações foram discutidos com o intuito de tornar o processo totalmente participativo e com a atuação de todos.

alt

Dando continuidade ao planejamento, Solange Paiva, do Escritório da Qualidade, abordou as perspectivas de futuro para um hospital acreditado. Ela apresentou números da série histórica de indicadores e propôs reflexões sobre o atendimento ambulatorial, ocupação de leitos e emergência obstétrica, atualizando as lideranças sobre o processo de acreditação.
Também foram destaque as ações executadas pela Gerência de Risco e Núcleo de Atenção e Segurança do Paciente (NASP), com destaque para o monitoramento dos protocolos de identificação de pacientes, cirurgia segura, e as notificações que devem ser emitidas para a condução dos processos voltados para a segurança do paciente.


Planejamento

O segundo momento foi direcionado ao planejamento em si e seguiu a lógica de dependência e integração entre os setores, distribuídos em mesas para a discussão das de questões relacionadas a cada núcleo, trabalhando a metodologia da matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Márcia Alvarez, do escritório da qualidade do HGCC, explica a importância dessa organização. “É uma forma de gestão participativa na qual os servidores exploram problemas e soluções percebendo o impacto de cada setor dentro do hospital, é uma oportunidade de construir soluções em conjunto”, salientou.
 

Plano de ações

Após a discussão, identificação das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades referentes aos núcleos que refletem os serviços hospitalares, chega o momento da apresentação e partilha para todos os participantes que, juntos, constroem as metas e objetivos, contidos no planejamento anual, para serem executados no hospital.
 


Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals
 

 

Calendário

Junho 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6