lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Hospital César Cals forma internos de Medicina há 52 anos
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Hospital César Cals forma internos de Medicina há 52 anos
Qua, 02 de Janeiro de 2019 14:10

alt

Com uma tradição de 90 anos, o Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Ceará, iniciou as atividades de 2019 com a solenidade de recepção dos novos internos de medicina, realizada nesta quarta-feira, 2, no Auditório II do Centro de Estudos do HGCC. A unidade conta com programa de internato há 52 anos e recebe duas turmas por ano. No primeiro semestre de 2019, 25 estudantes iniciam o programa de internato que está dividido em Clínica Médica, Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia. A recepção reforça o compromisso institucional como hospital de ensino, contribuindo para a formação profissional de novos médicos.

Neste ano, o Hospital César Cals recebe estudantes da Universidade Federal do Ceará (Campi Fortaleza, Sobral e Cariri), do Centro Universitário Christus e da Faculdade de Medicina de Juazeiro. Pela tradição e reconhecimento da formação do HGCC, participam também do internato estudantes de fora do Ceará, como da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

alt

O programa de internato no HGCC teve início no ano de 1967 com a formação em Obstetrícia. É um dos mais requisitados, considerando que a maternidade do HGCC é referência no Ceará. Em 2018 o hospital iniciou a comemoração dos 90 anos de prestação de serviços à saúde da população cearense, com o evento Saúde na Praça, realizado na Praça da Lagoinha, no Centro de Fortaleza.


Orientação profissional

A solenidade contou com a presença da direção do hospital e de chefes e coordenadores dos setores que compõem a estrutura clínica, técnica e administrativa do HGCC, bem como do setor ambulatorial. Cada setor apresentou as funções pertinentes e os representantes abordaram brevemente sobre a rotina hospitalar. No decorrer da manhã, os internos receberam orientações de conduta profissional e ética.

Emanuella Passos, do Centro Universitário Christus, uma das estudantes a ingressar no internato, diz que escolheu o HGCC por ser um hospital de referência, com destaque para a clínica médica. “Esse critério era importante pra eu saber se ia ser bem preparada,” disse. Para ela, os primeiros dias são desafiadores, mas pretende se adaptar e se desenvolver academicamente.

alt

A infecção hospitalar foi o tema principal tratado na conversa com os internos. O médico Eduilton Girão, coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), destacou os cuidados com a higienização para evitar e prevenir infecções. Na oportunidade, foram destacadas também a segurança e o cuidado com o paciente, por meio do atendimento humanizado. “O paciente é uma pessoa, o amor de alguém, temos que priorizar a atenção, o respeito e cuidar como se fosse alguém nosso”, disse a coordenadora do Centro de Estudos, Thais Gomes Falcão.



Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals

 

Calendário

Abril 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4