lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Banco de Leite do HGCC atende nos feriados de Natal e Ano Novo
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Banco de Leite do HGCC atende nos feriados de Natal e Ano Novo
Seg, 17 de Dezembro de 2018 16:10

alt

A rotina no banco de leite humano do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da rede pública do Governo do Ceará, é intensa e não para. Tudo isso para garantir o leite destinado aos recém-nascidos internados na unidade neonatal. Mas, para que esse trabalho dê certo, o que não pode parar são as doações de leite materno realizadas pelas mães que estão amamentando, especialmente nesse período de férias e festas de fim de ano.

“Nesse período muitas mães viajam e, ainda, é tempo de férias escolares. Com isso, as doações diminuem e acabam reduzindo o nosso estoque”, ressalta Gilvânia Cambraia, enfermeira do banco de leite. Ela reforça o convite às mães que permanecem na capital nesse período e também àquelas que vão viajar para que não se esqueçam de doar. A enfermeira lembra que o hospital realiza a coleta na casa da doadora regularmente. O processo é feito após agendamento prévio centre o banco e a doadora.   

Outra ação contínua é o atendimento às mães no próprio hospital, que funciona 24h, inclusive fins de semanas e feriados, como também pelo telefone. As mães de Fortaleza e aquelas que estão a passeio na capital podem se sentir seguras, pois o funcionamento e o apoio dado pela equipe do banco de leite são ininterruptos.

alt

A nutricionista Sabrina César Silviano, mãe do João, de seis meses, esteve no HGCC e procurou atendimento devido ao endurecimento nos seios. “Ela teve uma pequena obstrução por causa do acúmulo de leite. Ao final do atendimento, foi feita a ordenha para aliviar o desconforto”, explicou a técnica de enfermagem Dalvenivens Galdêncio, ressaltando que esse é uma queixa comum às mulheres lactantes.


alt

Sabrina foi acolhida pela equipe do banco de leite, fez massagens e aprendeu a fazer a ordenha. “Fiquei sabendo daqui através da minha irmã. Ela está no segundo filho e me indicou o Banco de Leite do César Cals”, falou.


Atendimentos

Neste ano, até o mês de novembro, o Banco de Leite Humano do HGCC, referência estadual, realizou 1.229 atendimentos externos, destinados a mães que estão em casa e vieram ao hospital, 926 atendimentos internos, voltados para as mães que estão na unidade hospitalar internadas ou acompanhando os filhos na unidade neonatal, e 1.475 atendimentos domiciliares, quando o hospital manda buscar o leite na casa da doadora. Além disso, 628 mães ajudaram a mudar a vida de bebês da UTI, com a doação de leite materno.  


Doação


Para quem deseja doar, o processo é tranquilo. A mãe não precisa nem sair de casa. Com uma simples ligação, gratuita, pelo número 0800 286 5678, as dúvidas são esclarecidas e as orientações transmitidas para que a doadora possa proceder, de maneira segura, na hora de ordenhar e conseguir guardar o excesso de leite no congelador, até sete dias sem deixar descongelar.


Para o procedimento, deve ser utilizado um frasco de vidro com tampa plástica para armazenar o leite em casa. O HGCC também fornece, às doadoras, os recipientes apropriados. Basta solicitar que o hospital manda deixar em casa.


Serviço:


Banco de Leite Humano – Hospital Geral Dr. César Cals
Funcionamento: 24 horas, todos os dias da semana.
Telefone: 0800 286 5678.
Endereço: Av. Imperador, 545, Centro – Fortaleza, Ceará.

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals

 

Calendário

Janeiro 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2