lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias X Jornada Científica debate cuidado interprofissional para o paciente
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
X Jornada Científica debate cuidado interprofissional para o paciente
Sex, 14 de Dezembro de 2018 11:30

alt

O Hospital Geral Dr. César Cals, do Governo do Ceará, iniciou nesta quarta-feira, 12, a X Jornada Científica. A edição é comemorativa aos 90 anos do HGCC. A abertura do evento teve a participação de profissionais e gestores da Saúde. O tema deste ano é “HGCC 90 anos: desafios para o cuidado interprofissional no SUS”.

alt

“O SUS é muito mais do que o que temos aí. O SUS somos todos nós. Somos muito melhores do que as críticas que a gente escuta. A gente produz muito”, declarou a superintendente da Rede de Unidades da Secretaria da Saúde do Ceará (SRU/Sesa), Tânia Mara Coelho, sobre a importância do Sistema Único de Saúde.

alt

Na solenidade de abertura, houve entrega de certificados de reconhecimento aos profissionais do HGCC e a palestra “HGCC 90 anos, 30 anos de SUS: qual é o SUS queremos para 2030?”. As atividades encerram na tarde desta quinta-feira, 13. Na manhã de ontem, durante as mesas de discussão multiprofissional, o debate foi sobre segurança do paciente e os cuidados paliativos.

alt

A primeira mesa funcionou como uma conversa entre os palestrantes Adriana Solon, enfermeira do Hospital São José; Solange Paiva, enfermeira do escritório da qualidade do HGCC; Francisca Márcia Alvarez, enfermeira do escritório da qualidade do HGCC, e Antônio de Pádua, diretor médico do HGCC. Eles destacaram a importância dos procedimentos de higienização antes da assistência, as consequências da sobrecarga dos profissionais de saúde, a precipitação no diagnóstico e tratamento, a atenção no preparo e administração de medicamentos.

A palestra ainda analisou casos de intercorrências e processo de condutas. Solange Paiva explicou sobre a necessidade de diálogo entre os médicos e pacientes.  “O público está ficando cada vez mais consciente, por isso precisamos cada vez mais incluir os pacientes nos diagnósticos e tratamentos para que eles nos ajudem a não errar”, enfatizou.

Priscila Helena Ramalho é estudante de fisioterapia e participa do evento. De acordo com ela, os assuntos abordados são pertinentes para o exercício profissional. “Apesar das recomendações serem mais especificamente para a enfermagem, são cuidados que todas as áreas têm que ter na hora de prestar assistência”, constata.

alt

Já a segunda mesa temática aprofundou a discussão nos cuidados paliativos. Manoel Pedro, diretor técnico do HGCC, mediador da mesa, iniciou a sua fala sobre a importância dessa discussão no momento atual. Em seguida, Vanessa Tomé, médica do Hospital Universitário Walter Cantídio, realizou abordagem sobre os conceitos teóricos acerca do tema. Tadeu Gonçalves de Lima, clínico geral no HGCC, explanou sobre a necessidade dos cuidados paliativos e curativos realizados simultaneamente e a abordagem multidisciplinar.

alt

Andrea Ricoy, chefe do setor de Assistência Social no HGCC, destacou a humanização no tratamento, o que já vem sendo aplicado no Hospital César Cals. “Quando um paciente está internado, ele perde referências pessoais e passa a ser o seu diagnóstico e o seu tratamento. Precisamos trata-lo como uma pessoa, de fato”, disse a assistente social.

Niveamara Sidrac, psicóloga clínica no setor de Hematologia do HGCC, abordou o tema focando na modernização da medicina e o prolongamento da vida, na saúde mental, no preparo para os diferentes lutos ao longo dos tratamentos em pacientes terminais e do cuidado, do médico para o paciente e também consigo mesmo.

No período da tarde, foram realizadas a exposição de banners e avaliação dos trabalhos aprovados, num total de 120, dos 240 inscritos. Além disso, houve ainda o debate com especialistas que abordou temáticas como estratégias inovadoras no manejo da sepse e choque séptico e abordagem do paciente como obstrução biliar, e ainda o workshop sobre acreditação hospitalar.

 

Fotos: Assessoria de Comunicação do HGCC

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals

 

 

 

Calendário

Março 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
24 25 26 27 28 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6