Página Inicial Notícias Hospital Geral Dr. César Cals é homenageado na Assembleia Legislativa
Hospital Geral Dr. César Cals é homenageado na Assembleia Legislativa
Ter, 11 de Dezembro de 2018 10:27

Foi realizada na tarde desta segunda-feira, 10, a sessão solene em comemoração aos 90 anos de fundação do Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Ceará, no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. O HGCC é unidade pública de saúde mais antiga da rede estadual e é referência em Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Neonatologia.

A homenagem foi requerida pela deputada estadual Fernanda Pessoa, que em sua fala destacou a importância do Hospital César Cals para todo estado do Ceará. Ela lembrou o início do hospital, bem nos primórdios, como enfermaria na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza e depois Casa de Saúde Dr. César Cals. “O Hospital é hoje uma das mais antigas instituições de saúde da rede pública do nosso estado que vem lutando pela saúde da nossa gente. Esse ilustre hospital se mantém como exemplo de vocação acadêmica, exemplo de serviço de maternidade.” Ela destacou também a excelência de toda equipe de profissionais, o perfil de alta complexidade e humanização do atendimento.

Fernanda também fez referência a ligação afetiva com o HGCC. “Eu nasci no HGCC. Para mim, é uma alegria ainda maior”, destacou. Ela também disse que as comemorações vão além dos anos de fundação, valem também pela atuação de todos do hospital e as conquistas ao longo dos anos. “Nós hoje homenageamos não apenas os 90 anos de fundação, mas sim 90 anos de dedicação, de doação, excelência profissional e inovação”, ressaltou a deputada, que frisou bem o empenho de todas as categorias que atuam na instituição.

Manoel Pedro Guedes Guimarães, diretor técnico do HGCC, falou em nome do corpo diretivo do hospital e de todos os funcionários em agradecimento à Assembleia Legislativa pela iniciativa da homenagem. Ele destacou a referência do hospital para todo o Ceará e reconheceu a atuação de todos profissionais que atuam no HGCC. Ele disse ainda que os serviços obstétricos foram ampliando-se e contou os destaques da clínica médica, cirúrgica e suas subespecialidades, peneumologia, neonatologia de alta complexidade, hematologia, reumatologia, entre outros. Tudo com um grau de excelência com que a população do Ceará merece. “Essa homenagem é ao hospital, mas principalmente a todos os que fazem o Hospital Geral César Cals”, reconheceu o diretor.

Na solenidade, receberam homenagem, com a entrega de certificados, o diretor geral do Hospital Geral César Cals, Antonio Eliezer Arrais Mota Filho, ginecologista, representado pelo diretor técnico, Manoel Pedro Guedes Guimarães; os médicos Núbia Martins, anestesiologista; José Walter Correia e José Otho Leal Nogueira, clínicos gerais; Francisco Osmar de Souza Arruda, cirurgião geral; e Herivaldo Ferreira da Silva, hematologista. Também foi concedido, ao final, um certificado ao próprio Hospital Geral César Cals, que foi entregue aos próprios profissionais presentes à solenidade.

Fotos: Assessoria de Comunicação do HGCC

Facebook.com/HospitalGeralCesarCals