lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Hospital César Cals integra projeto Lean nas Emergências
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Hospital César Cals integra projeto Lean nas Emergências
Qui, 06 de Dezembro de 2018 11:24

alt

O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), do Governo do Ceará, ingressa na segunda fase do Projeto Lean nas Emergências, que visa promover melhorias no atendimento hospitalar de urgências e emergências da população que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS). Realizado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, o projeto faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde. O HGCC é o único hospital do Ceará selecionado e o primeiro de emergência exclusivamente obstétrica a integrar o programa.

A segunda fase compreende as alterações no fluxo de pacientes da emergência obstétrica. Todos os setores ligados à emergência, como laboratório, farmácia, UTI, centro cirúrgico, enfermagem, entre outros estiveram reunidos na segunda e terça-feira, dias 3 e 4, para discutir e trabalhar ferramentas direcionadas para o tempo de atendimento, permanência e alta nas salas de parto e suporte tecnológico. Amanda Santos, médica emergencista do Sírio-Libanês orientou sobre as mudanças e avanços. “É importante perceber que nesse processo somos uma equipe e vamos conseguir juntos focando no mesmo objetivo”, ressaltou.

alt

“Eles (do Projeto Lean) esperam que o HGCC possa ser modelo para as próximas unidades que forem selecionadas com o mesmo perfil”, explica a enfermeira Thaís Gomes Falcão, coordenadora de educação permanente do Centro de Estudos do HGCC, setor do hospital responsável pela coordenação do projeto. A emergência do Hospital Geral Dr. César Cals é exclusivamente destinada ao atendimento obstétrico. O HGCC é uma unidade terciária de alta complexidade, referência em todo estado. Na emergência obstétrica, em média, são realizados, 1.675 atendimentos por mês. As pacientes atendidas são de todo o Ceará.

alt

Projeto Lean

Em tradução livre, Lean significa “enxuto” e é uma filosofia de gestão que oferece ferramentas que norteiam a melhoria dos processos para a execução de fluxos estabelecidos com o intuito de evitar desperdícios e ações com valor agregado baixo. “O projeto enxerga tudo de uma maneira muito prática porque trabalha com números, trabalha com tempos reais. É basicamente a melhoria de processos de trabalho, aprimoramento do atendimento, ou seja, o fortalecimento de ações para permitir um atendimento ainda melhor na emergência”, continua Thaís Gomes.

A implantação do projeto iniciou em outubro deste ano. Por meio de visitas e videoconferências, a equipe do Lean aponta sugestões para otimizar a atenção nas unidades de emergência, inclusive com a redução do tempo de espera. O que se observa é uma imersão em toda a unidade hospitalar para que possa efetivar as atuações no sentido de permitir mais qualidade no atendimento, tempo hábil, explorando as potencialidades do serviço oferecido. “O Lean é muito importante porque demonstra em números, como podemos melhorar. Ele resolve problemas como a subutilização e o esgotamento profissional, por exemplo, pois gera gráficos que ajudam inclusive no redimensionamento das equipes de assistência em horários de pico”, finaliza Thaís Gomes.

alt

Estrutura

O Lean está estruturado tem três fases. A primeira é a fase de diagnóstico, quando a equipe visita a unidade e realiza a coleta de dados. A segunda fase é o curso de Gestão Avançada em Serviços de Urgência (GASU), um módulo específico oferecido pelo Sírio-Libanês para potencializar os serviços de emergência. A última fase é a capacitação dos profissionais baseada no diagnóstico da primeira fase. A equipe elege prioridades e mudanças no atendimento e então é realizado o treinamento. No total, são 10 visitas com intervalo de 20 dias entre cada uma. De início, o hospital passa pela metodologia do 5S, na qual alguns princípios são adotados para melhorar os fluxos operacionais, acelerar processos e o andamento do trabalho. Os 5S são: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina.

 

 

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals

 

 

 

Calendário

Abril 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4