lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Palestra esclarece sobre saúde do homem e câncer de próstata no HGCC
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Palestra esclarece sobre saúde do homem e câncer de próstata no HGCC
Qua, 28 de Novembro de 2018 14:20

alt

Com tema saúde do homem, a os profissionais e pacientes masculinos acompanhados no setor ambulatorial do Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Ceará, participaram de uma manhã inteira com palestra e atividades lúdicas para apreensão e fixação de informações, na manhã dessa quarta-feira, 28, no Auditório II do Centro de Estudos do HGCC. Na conversa, profissionais da área de Urologia tiraram dúvidas de participantes sobre o câncer de próstata. A programação incluiu ainda os mitos e verdades sobre a doença, comandado pelo setor Fisioterapia, sorteio de brindes e lanche. Tudo voltado para a campanha Novembro Azul.

Francisco Mesquita, médico urologista, palestrante no evento, disse que a busca pelo cuidado, a ida periódica ao médico favorece a saúde do homem de maneira preventiva. “O homem tem uma maior dificuldade de procurar atendimento, nosso objetivo é conscientizá-lo sobre sua saúde, incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças”, explicou. A palestra também orientou sobre o câncer de pênis e a higienização correta da região.

alt

Quem esteve presente e fez questão de participar de toda programação foi o agente administrativo Francisco de Assis Rodrigues Martins, de 53 anos. Ele assistiu à palestra e comentou sobre a oportunidade de ter acesso ao evento.  “Foi um evento muito explicativo, trouxe muitas informações. Vi a importância de fazer os exames, principalmente pela questão da cultura de pudores que intimida os homens a ir ao médico”, destacou. Para ele, o ideal é se conscientizar e buscar a prevenção para conseguir reestabelecer a saúde. “Geralmente quando se fala em câncer, automaticamente já se pensa em morte, mas o câncer de próstata tem cura e o melhor caminho é a prevenção” completa o participante.

alt

Existem sintomas e fatores de risco que envolvem o câncer de próstata. A incontinência urinária, sangue na urina, disfunção erétil e dor na região do quadril são alguns sinais de alerta. Os homens, a partir de 45 anos, devem procurar fazer o exame, assim como os negros, pois há pesquisas que comprovam uma predisposição à doença. Além disso, o histórico familiar, a obesidade e o tabagismo contribuem para o aparecimento do câncer. Para a população em geral, a partir dos 50 anos deve procurar o médico. O paciente deve procurar o posto de saúde mais próximo de casa ou a Secretaria da Saúde do município onde mora para ser encaminhado ao Ambulatório do HGCC. O atendimento urológico acontece sempre na segunda, terça, quinta e sexta-feira. Ao todo, são realizados, mensalmente 400 atendimentos.



Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals

 

Calendário

Setembro 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5