lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Palestra orienta sobre saúde do homem no Hospital César Cals
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Palestra orienta sobre saúde do homem no Hospital César Cals
Sex, 23 de Novembro de 2018 10:59

alt

No mês de novembro, com o uso da cor azul, a atenção se volta para a saúde do homem. No Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Ceará, o Serviço de Urologia e a Unidade Ambulatorial realizam momento voltado para esclarecer e orientar sobre os cuidados com a saúde do homem e a prevenção. Será realizada palestra informativa, na quarta-feira, 28, às 8h, no Auditório II do Centro de Estudos, na Avenida Imperador, 372, Centro. A inciativa é voltada para os profissionais do hospital e para os pacientes em atendimento no ambulatório do HGCC.

A palestra é uma maneira de incentivar, esclarecer e orientar sobre a importância do cuidado com a saúde do homem. Francisco Mesquita, urologista do HGCC, explica que a campanha do novembro azul atualmente engloba todo o cuidado e não somente o câncer de próstata. “O intuito é divulgar e ensinar aos funcionários e pacientes as principais doenças, como reconhecer, saber o que é que deve e o que não deve ser levado em consideração e estimular todo homem a procurar o urologista, preventivamente”, diz o médico.

A campanha do novembro azul busca conscientizar a sociedade, em especial os homens, sobre as doenças masculinas, com destaque na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. “O evento Novembro Azul é uma ideia da Sociedade Brasileira de Urologia pegando carona no Outubro Rosa, sendo que dessa vez o foco seriam os homens, principalmente porque o homem tem um maior preconceito e uma dificuldade de procurar o médico seja por qual motivo for, muitas vezes indo nas fases mais avançadas das doenças. O evento Novembro Azul começou inicialmente como uma campanha de rastreio do câncer de próstata, mas englobou como sendo um evento de atenção à saúde do homem, para estimular todo homem a procurar o urologista, preventivamente”, salientou o urologista.

Para José Orlando da Silva, agente administrativo, a oportunidade de poder receber orientações e informações sobre as doenças masculinas favorece uma maior conscientização de que devemos nos preocupar com a saúde e não apenas reagir aos eventos quando acontecem. “Com a palestra, podemos conhecer mais sobre como cuidar da nossa saúde”, conta José Orlando. Ele diz que vai ao urologista regularmente e realiza o exame de PSA anualmente, como maneira de se prevenir.

Em relação ao câncer de próstata, o homem deve procurar o urologista aos 45 anos, se tiver história familiar, ou se for negro, e aos 50 anos a população em geral. O paciente deve procurar o posto de saúde mais próximo de casa ou a Secretaria da Saúde do município onde mora para ser encaminhado ao Ambulatório do HGCC. O atendimento urológico acontece sempre na segunda, terça, quinta e sexta-feira. Ao todo, são realizados, mensalmente 400 atendimentos.

 

Informações: (85) 3101.4747
 


Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals

 

Calendário

Janeiro 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2