lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Atividades para a população marcam as comemorações de 90 anos do HGCC
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Atividades para a população marcam as comemorações de 90 anos do HGCC
Seg, 05 de Novembro de 2018 10:17

alt

“Os serviços dedicados ao público e a participação de todos os funcionários fazem o diferencial do Hospital César Cals”, disse o diretor geral do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Antonio Eliezer Arrais Mota Filho, na manhã de quarta-feira, 31, durante solenidade em comemoração aos 90 anos da unidade. Ele destacou ainda o pioneirismo do HGCC, os serviços de excelência de alta complexidade, como a neonatologia, endoscopia, obstetrícia, cirurgia e clínica médica.

alt

O secretário da Saúde do Estado (Sesa), Henrique Javi, ressaltou que esse é um momento de grande importância na saúde do Ceará onde as práticas integrativas e o lado humano da arte de fazer saúde é bem apresentado no hospital.

“O Hospital César Cals construiu a história de fazer valer aquilo que faz de mais nobre que é fazer saúde. O mais nobre que há é não perder a conexão com a sociedade, é a maneira que vocês escolheram para comemorar que motiva esse momento, fazer com que a sociedade compreenda e defenda esta grande instituição que tem quase um século”, disse o gestor.

alt

A programação foi toda voltada para a população com vários serviços de saúde, envolvendo não só os profissionais e pacientes da casa, como a população que passava pela Praça da Lagoinha. As atividades do Saúde na Praça reuniram serviços divididos em estações, como aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, avaliação e cuidados com pé diabético, atendimento de saúde para a comunidade surda acessível em libras, ações educativas para prevenção do câncer de mama e próstata, avaliação nutricional e de risco para doenças cardiovasculares, avaliação postural, pilates solo, quiropraxia, massoterapia e atendimento a pessoas em situação de rua. Houve também orientação e acolhimento psicológico; roda educativa para gestantes sobre trabalho de parto e oficina de cuidados com o bebê.

alt

Quem também esteve presente à solenidade e destacou o os 90 anos de atuação da instituição foi a enfermeira do Centro de Estudos, Thais Gomes Falcão. “Nós pensamos em construir uma programação voltada para a população, por isso que trouxemos os serviços de saúde até a praça”, diz.

alt

Fabíola Pereira, de 35 anos é manicure e ficou sabendo das atividades através do Jornal na TV, ela conta que foi ótimo participar do evento “ Eu gostei muito, pude aprender a forma correta de fazer o autoexame nas mamas, eu tinha algumas dúvidas, agora esclareci”, Fabíola recebeu orientações sobre a prevenção ao câncer de mama.

alt

Além dos serviços em saúde para todos que passaram pela praça, a programação contou com uma missa em ação de graças, na Capela Menino Jesus, no jardim do HGCC, parte mais antiga do hospital que conserva a arquitetura da época; entrega de certificados de reconhecimento pelo trabalho a nove funcionários, representando os 90 funcionários que atuam a mais tempo no hospital e apresentações do Coral da Santa Casa de Misericórdia. A programação foi encerrada com a brilhante apresentação da Banda de Música da Polícia Militar do Ceará, que presenteou o público e o hospital.


alt

Hospital público mais antigo da Saúde do Ceará

Da Casa de Saúde Dr. César Cals, com início promissor em uma enfermaria da Santa Casa de Misericórdia, para Hospital Geral Dr. César Cals. Com 90 anos de história, o HGCC é o hospital mais antigo da rede pública de saúde do Estado. O Hospital César Cals é uma unidade de alta complexidade, do Governo do Ceará, referência em Obstetrícia, Clínicas Médica e Cirúrgica e Neonatologia. São 296 leitos e serviços de ponta com excelência profissional e atenção humanizada aliados à tecnologia clínica. O HGCC cuida do cearense desde o pré-natal e assegura o atendimento especializado a todos os pacientes.

Ao chegar aos 90 anos, muitos benefícios podem ser observados para os usuários do HGCC. As mudanças estão voltadas para a relação do hospital com o paciente, por meio da implantação do Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC), responsável pelas marcações de consultas, exames e internações. É a relação direta da unidade com o paciente, inclusive pelas centrais de regulação, que facilitam o acesso aos serviços em rede. A modernização do atendimento com os registros realizados em sistemas no computador, desenvolvidos para atender de maneira mais moderna as necessidades clínicas da unidade, favorece o acompanhamento médico, bem como a solicitação de exames e a verificação de resultados. Nesse caso, há o sistema PACS que facilita os resultados dos exames radiológicos e permite que as imagens guardadas em computador sejam vistas pelos médicos com mais rapidez e em qualquer local que ele esteja na unidade.

Em sua estrutura de nove décadas, destacam-se as melhorias para segurança e conservação do ambiente, como a renovação da recepção, a nova manta do piso da Unidade de Terapia Intensiva Adulto, conforme padronização da Agência nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Ministério da Saúde e ainda, a reforma do Bloco 400, de alojamento conjunto da mãe com o bebê, que ganhou novo redesenho e funções, com a chegada da enfermaria do acolhimento materno.

 

Fotos: Thiago Freitas/Assessoria de Comunicação do HGCC

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals

 

Calendário

Janeiro 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2