lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Centro de Imagem do Hospital César Cals esclarece sobre o câncer de mama
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Centro de Imagem do Hospital César Cals esclarece sobre o câncer de mama
Qui, 25 de Outubro de 2018 08:35

alt

Como parte da programação da campanha “Outubro Rosa”, no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da rede pública do Ceará, nos dias 24, 25, 26 e 30 de outubro, o centro de imagem, em parceria com o Centro de Estudos, realiza uma ação voltada para conscientização sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. A programação é desenvolvida com os estagiários de radiologia, farmácia, enfermagem, serviço social e psicologia que atuam no HGCC. Durante o período da manhã e tarde, os pacientes que aguardam para a realização de exames contarão com as explicações, orientações e entrega de material informativo.

A programação, que acontece na sala de espera do centro de imagem, inclui apresentações sobre o câncer de mama, os mitos e verdades sobre a mamografia, a importância do autoexame e da prevenção anual. Larissa Abreu, coordenadora de enfermagem do centro de imagem, comenta sobre a importância da mobilização da população e a conscientização.  “Percebemos a importância de mobilizar a população sobre o câncer de mama atentando para a prevenção e ao apoio diagnóstico, que também é oferecido, pela rede SUS, aqui no César Cals”, diz.

alt

A dona de casa Maria Liduína Lopes faz o exame de mamografia anualmente, desde os 40 anos, e estava assistindo a palestra. Para ela, o momento foi bastante esclarecedor, uma oportunidade para aprender mais sobre o assunto. “Foi ótimo, pois aprendemos a identificar os nódulos e a aparência do seio doente. E eu recomendo a mamografia a todos, vale à pena”, incentiva a dona de casa.

Por ser hospital de ensino, a formação de novos profissionais na área da saúde está aliada à atuação profissional no HGCC. Atividades como esta são constantemente realizadas, o que favorece a formação prática, além de promover a integração multiprofissional. Kylrone Pianco, estagiária de radiologia, mostra-se feliz em participar da ação. “É bom colocar o aprendizado em prática, temos a oportunidade de disseminar o que aprendemos em sala de aula”, afirma a estagiária.

alt

O Hospital César Cals oferece às pacientes os exames de mamografia, ultrassonografia mamária e marcação de lesão, quando necessário. Por mês, uma média de 300 mamografias é realizada. Para o mês de outubro, essa quantidade foi dobrada. Serão mais de 600 exames. O atendimento é feito por meio do encaminhamento ambulatorial, no anexo do Hospital César Cals, ou por meio dos postos de saúde. O serviço do centro de imagem funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h.



Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals

 

Calendário

Janeiro 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2