Página Inicial Notícias Hospital César Cals discute terapia nutricional do paciente crítico
Hospital César Cals discute terapia nutricional do paciente crítico
Seg, 24 de Agosto de 2015 11:23

O Dia do Nutricionista é comemorado em 31 de agosto. Em comemoração à data e como homenagem aos profissionais de nutrição, o Centro de Nutrição (CENUD) do Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Estado, irá promover o palestra “Terapia nutricional do paciente crítico”, na quarta-feira, 26, às 10h, no Auditório de Clínica Médica do HGCC. A palestra é destinada a todos os profissionais que atuam na própria unidade e faz parte da programação de educação permanente do hospital.

O encontro tem uma proposta de abordar o tema e discutir a nutrição nos pacientes críticos das Unidades de Terapia Intensiva, aliada à segurança do paciente, ferramenta essencial para o sucesso do tratamento. Por meio de uma discussão integrada e multiprofissional, que envolve toda área da saúde, há o intuito de sempre proporcionar a atenção integrada ao paciente.

De acordo com Gorete Lotif, coordenadora do Centro de Nutrição, uma terapia nutricional adequada é peça fundamental nos cuidados dispensados ao paciente crítico, uma vez que tem relação direta com melhores resultados no tratamento de pacientes clínicos ou cirúrgicos. “As evidências científicas comprovam que o estado nutricional interfere diretamente na sua evolução clínica, enquanto que uma terapia nutricional insuficiente ou inapropriada pode significar mais tempo de internação e maior incidência de complicações, como infecções”, destaca.

A terapia nutricional é parte integrante dos cuidados do paciente em unidades de terapia intensiva, em que o seu sucesso envolve as etapas de avaliação nutricional, determinação das necessidades de calorias e nutrientes, decisão da via de infusão e o tipo de dieta empregada. No HGCC, a nutrição de cada paciente é específica, de acordo com a patologia, e segue ainda a prescrição médica. São dietas especiais e específicas, compostas por micronutrientes e macronutrientes, como proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais.

Twitter: @Hosp_CesarCals
www.facebook.com/HospitalGeralCesarCals